Copane debate discriminação por origem

Quinta-feira, 29 de Maio de 2008, atualizado às 16h06

"Rompendo o silêncio da discriminação por origem", esse foi o tema debatido no dia 28 de maio, em um seminário realizado pelo Conselho Estadual da Comunidade Nordestina - Copane - vinculado à Secretaria de Relações Institucionais - na sede dos Conselhos de Direitos. O evento teve como objetivo a sensibilização acerca da discriminação sofrida por nordestinos, assim como a elevação da auto-estima e o resgate da raiz destes cidadãos em São Paulo.

A solenidade de abertura contou com a presença da Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CEAPPD, Márcia Gori, a Presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina - CECF, Rosmary Corrêa, Paulo Pelegrino, Presidente do Conselho Estadual do Idoso - CEI, Francis Bezerra, Presidenta do Conselho Estadual da Comunidade Nordestina - Copane e do Secretário Adjunto de Relações Institucionais, Marcos Antônio de Albuquerque.

O protagonismo e a iniciativa de Francis Bezerra em prol da causa nordestina foi ressaltada pelos participantes, pois ela, como muitos migrantes oriundos da região nordeste, chegaram a São Paulo em situação adversa, com muita disposição para trabalhar e vencer. De acordo com Francis, "o nordestino deve se assumir como tal e ter orgulho de ser o que é"!

Difusão da cultura

Durante o seminário, o jornalista e poeta Assis Ângelo e Francis Bezerra aprofundaram-se no tema "discriminação por origem". Muitos pontos foram ressaltados, entre eles, o resgate da auto-estima, a união por parte dos nordestinos e principalmente, um trabalho de difusão da cultura do nordeste.

"A inserção da cultura do nordeste na grade curricular do sistema de ensino, tanto municipal, quanto no estadual, é uma iniciativa fundamental, devemos trazer a cultura popular à grade curricular, mostrar o que é o folclore nordestino", afirma Assis Ângelo. "A inclusão dos hábitos e da cultura nordestina na grade curricular das escolas é um projeto que lutaremos para implantar, conclui Francis Bezerra.

S.R.I./A.Sato

Clique na foto para ampliação e download

Marcelo Alves de Galvão, o Mestre Pererê no evento do Copane
    Francis Bezerra iniciando o seminário